AO VIVO NA ÍNTEGRA – COMO OBTER IDEIAS PARA PROMOÇÕES

E aí Profissional da Beleza, tudo certo com você?

Como anda o seu dia a dia de trabalho? O movimento melhorou, colocou algumas estratégias que ensino por aqui em prática, está vendo resultados?

Como vocês já devem ter percebido, eu falo muito em promoção. Sempre digo o quanto isso é importante para poder atrair novos clientes para o seu salão e hoje vou falar a respeito disso DE NOVO.

Na segunda-feira (28/08), rolou um ENCONTRO AO VIVO ABERTO que contou com a participação de mais de 200 Profissionais da Área da Beleza e hoje, coloco o replay aqui para vocês poderem assistir.

Dê o play e vem comigo!

Como vocês viram nesse vídeo, as promoções são uma ferramenta incrível para você conseguir atrair mais pessoas para o seu salão ou clínica. Uma vez que eles se sentem atraídos pelo que você está oferecendo, é muito mais fácil você fidelizar o cliente para que ele sempre volte.

Só que, na grande maioria das vezes, as pessoas pensam em promoções como forma de ganhar rios de dinheiro e lucrar muito. Já aviso agora, PARE DE PENSAR ASSIM.

Quanto mais você pensar apenas em ganhar muito dinheiro, você não vai focar no principal, que é fazer com que o cliente se fidelize a você. Pense na promoção como uma porta de entrada, para se tornar acessível para o máximo de pessoas que você conseguir.

Então, antes de seguir a leitura desse texto, peço que você repita junto comigo a seguinte frase:

“AS PROMOÇÕES NÃO DEVEM SER VISTAS COMO MÁQUINAS DE GANHAR DINHEIRO.”

Repetiu, tirou isso a cabeça? Podemos prosseguir?

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COMO OBTER IDEIAS PARA PROMOÇÕES?

Primeiramente, você tem que entender que o nosso cérebro tem dois lados.

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O LADO DIREITO

É o que chamamos de lado colorido, é onde funciona a criatividade, as emoções, a imaginação.

O LADO ESQUERDO

É o que chamamos de lado cinza, onde é o raciocínio lógico, analítico a razão.

Os dois lados se contrapõe em qualquer pessoa, claro que algumas pessoas têm um lado mais predominante do que o outro, isso também faz parte da personalidade de cada um e o seu talento nato para fazer alguma coisa.

Sei que esse assunto pode estar um pouco confuso para você entender, mas vou simplificar com exemplos, olhar só.

Quando você pensa em criar uma promoção, você provavelmente age da seguinte maneira:

“Nossa, eu poderia colocar umas bexigas aqui no salão para as clientes estourarem e ganhar um brinde/desconto que estará dentro. É divertido, as pessoas vão achar engraçado e todo mundo gosta de bexigas.” (lado colorido/direito)

Depois vem o pensamento:

“Ah, mas será que as pessoas vão gostar de estourar bexigas? Será que não vão achar meio besta? Se assustar com o barulho? Será que vai ser realmente interessante?” (lado cinza/esquerdo)

É normal do ser humano pensar em uma ideia e em seguida julgar essa ideia, sem nem ao menos tentar colocar ela em prática. Às vezes por receio, medo do que os outros vão pensar ou por algum pessimismo mesmo de achar que nada vai dar certo.

Isso não passa de uma autossabotagem que você se submete e que pode prejudicar seriamente os seus negócios.

Por isso, estou aqui para te ajudar a organizar melhor as coisas aí dentro da sua cabeça e com isso, você vai perceber quanta ideia boa pode surgir!

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PRIMEIRO PASSO PARA TER IDEIAS INCRÍVEIS (onde você vai usar o lado criativo do cérebro)

Aqui é onde você vai liberar a sua mente de qualquer preocupação, deixar ela relaxada para pensar naquilo que você precisa criar. A pergunta que obviamente você vai se fazer é: “qual tipo de promoção posso fazer?”

Com isso, eu tenho certeza absoluta que diversas ideias vão surgir na sua mente, desde as mais absurdas até as mais comuns. Peço que pegue papel e caneta e anote absolutamente TUDO que passar pela sua cabeça, até se a promoção for para ganhar um dinossauro de verdade.

Nesse momento, nenhuma ideia será julgada, o foco aqui no primeiro passo é a quantidade, anotar o máximo de pensamentos que vierem na cabeça que podem resultar em promoções boas. Não pense se é viável ou não, apenas tenha ideias.

Se caso você trabalhar em grupo, com várias pessoas, incentive todo mundo a se reunir e cada um colocar no papel as suas ideias, determine uma quantidade de tempo para fazer isso, não é legal ficar pensando o dia inteiro, até porque o cérebro se cansa e simplesmente trava.

Diga a todo mundo que pode colocar qualquer tipo de ideia para atrair mais clientes, que não precisam ter vergonha de dizer o que pensam.

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A IDEIAS ACABARAM, E AGORA?

Você ainda pode contar com duas ótimas ferramentas para engrossar o caldo das suas ideias. Pode procurar seus concorrentes nas redes sociais para saber o que eles estão fazendo, como estão se comportando e quais são as ofertas deles, pode até dar uma xeretada em outras empresas que não são do seu segmento, afinal, O QUE IMPORTA NO MOMENTO É A QUANTIDADE.

Você também pode recorrer ao Google, jogar na pesquisa a palavra promoção, e ver a infinidade de coisas que vão aparecer por lá! Não tenha medo, se jogue e incentive os seus colegas de trabalho fazerem o mesmo.

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SEGUNDO PASSO PARA CRIAR PROMOÇÕES ARRASADORAS (onde você vai usar o lado analítico do cérebro)

Depois de concluído o primeiro passo, reúna todas as pessoas e coloque em um quadro todas as ideias que foram colocadas no papel. Você vai ver que vai ter um mooooonte de ideias e é esse segundo passo que vai determinar qual vai ser a promoção.

Quando tudo estiver em um quadro, vá circulando quais são as melhores ideias, as que realmente são viáveis, nessa parte você vai ver que pelo menos umas 3 ideias serão selecionadas. E é aí que você irá abrir uma votação para ver qual é a ideia que vai ganhar.

TERCEIRO E ÚLTIMO PASSO PARA CRIAR MEGA PROMOÇÕES.

Após ter definido qual vai ser a promoção, você precisa se fazer 3 perguntas importantíssimas:

1 – Onde?

Aqui você vai definir onde essa promoção vai ser divulgada, quais são as ferramentas que você vai usar para que as pessoas saibam o que você está fazendo. Vai ser panfleto? Anúncio no Facebook? Transmissão via WhatsApp?

2 – Como?

Nessa é toda a mecânica da promoção, como ela será feita. A cliente terá que indicar uma amiga? Estourar uma bexiga? Completar 3 serviços?

3 – Quando?

Essa é a mais fácil de responder, depois que você tiver tudo o que vai fazer, é necessário definir por quanto tempo essa promoção ficará vigente. Pode parecer bobagem, mas é bem importante deixar bem claro em toda a comunicação utilizada para divulgar, o período de vigência da promoção para que não tenha problemas futuros.

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FIZ TUDO ISSO, E AGORA?

Agora é colocar a mão na massa literalmente. As ideias e definições você já colocou no papel, agora é ter atitude para fazer acontecer, colocar em prática tudo o que foi pensado.

Às vezes explicando assim, pode parecer um pouco difícil, mas se você seguir os passos direitinho, você vai ver que com o tempo vai se tornar uma coisa um tanto quanto mecânica e até vai te dar mais facilidade para desenvolver as próximas promoções.

Não tenha medo, eu tenho certeza que você é capaz. Siga esse passo a passo direitinho e veja o dia a dia do seu salão ou clínica mudar.

Depois volte aqui pra me contar o que aconteceu, beleza?

Até a próxima!

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